•ÉMILE DURKHEIM
França (1858-1917)•A Sociologia de Durkheim•A concepção da Sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social. Ele desejava que a sociologia tivesse um objeto específico que a distinguisse das outras ciências, que pudesse ser observado e explicado assim como o objeto das outras ciências.•O Fato social
–Coerção: exercem força sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, são obrigados, independentemente de sua vontade e escolha. O grau de coerção de um fato social pode ser identificado pelas sanções sociais que ele provoca. As sanções podem ser legais e espontâneas.
–São exteriores aos indivíduos (independem de sua consciência particular): existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou adesão consciente.
–Generalidade: é social todo fato que é geral. Isto é, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles.
•Solidariedade Mecânica e Orgânica
•Coesão, solidariedade e os dois tipos de consciência
•Fato Social e Consciência Coletiva
•Consciência Coletiva: “conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria”. (A consciência coletiva é diferente da consciência particular dos indivíduos e não corresponde à soma destas. De uma certa forma, a consciência coletiva é a própria sociedade). São as crenças, os costumes, as idéias que todos que vivem em um mesmo grupo compartilham uns com os outros.
•Consciência Individual é aquilo que é próprio do indivíduo, que o faz diferente dos demais. São crenças, hábitos, pensamentos, vontades que não são compartilhados pela coletividade, mas que são especificamente individuais.
•O Método Durkheimiano
• Regras do Método Sociológico: estudar o fato social como “coisa” (os fenômenos podem ser observados e medidos de forma objetiva). A questão da neutralidade científica.
•
• Morfologia Social: método comparativo / Classificação das diferentes formas de sociedade. O método sociológico durkheimiano flerta com alguns modelos da biologia, tal qual aponta a idéia de “organismo social”.
•
• Para Durkheim, a Sociologia não só explica a sociedade como deve encontrar remédios para a vida social.
• O pesquisador social deve manter uma distância do objeto de estudo. Só é possível com a separação entre objeto (coisa) e sujeito de estudo.
•
Ø Estado Normal: é o fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população (consenso entre os indivíduos).
Ø
Ø Estado Patológico: é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral (ruptura do consenso-anomia).
•A tradição durkheimiana
•É da tradição durkheimiana que surgem as formulações funcionalistas, como as idéias de “função” e “totalidade” (interconexão entre o todo e as partes, as partes e o todo), que depois deram origem às abordagens sistêmicas.
•Até certo ponto toda sociologia que dá mais ênfase ao organismo social (à sociedade) do que à ação social dos indivíduos tem algum nível de relação com a tradição durkheimiana.
•Durkheim discordava das idéias socialistas pois acreditava que os problemas da sociedade são muito mais morais do que econômicos.
•MAX WEBER
Alemanha (1864-1920)
•A “Unificação Tardia”
•A Alemanha se unifica e se organiza como Estado nacional mais tardiamente que o conjunto das nações européias, o que atrasou seu ingresso na corrida industrial e imperialista da segunda metade do século XIX.
•A expansão econômica alemã se dá numa época de capitalismo concorrencial, no qual os países disputam os mercados mundiais, submetendo mais diferentes culturas, o que torna a especificidade das formações sociais uma evidência e um conceito da maior importância.
•Na Alemanha, o pensamento burguês se organiza tardiamente e quando o faz, já no século XIX, é sob influência de correntes filosóficas e da sistematização de outras ciências humanas, como a história e a antropologia.
•
•A “Unificação Tardia”
•Esse descompasso em relação às grandes potências vizinhas fez elevar no país o interesse pela história como ciência da integração, da memória e do nacionalismo. Por tudo isso, o pensamento alemão se volta para a diversidade, enquanto o francês e o inglês, para a universalidade.
•
•Devemos distinguir a preocupação com o estudo da diferença, característica de sua formação política e de seu desenvolvimento econômico.
Acresce a isso a herança puritana com seu apego à interpretação das escrituras e livros sagrados.
•Características básicas
•Sociologia Compreensiva
•A realidade social não é única como no Positivismo.
•Devemos ter uma perspectiva histórica das sociedades a serem analisadas (cada sociedade é particular).
•Devemos compreender o que é valioso aos integrantes da sociedade (Cultura).
•A objetividade é impossível nas ciências sociais.
•Ação Social
•Objeto de estudo; é a conduta humana, pública ou não; o homem dá sentido à sua ação social: estabelece conexão entre o motivo da ação, a ação e os seus efeitos.
•É uma ação com sentido.
•O sociólogo deve compreender o sentido que um sujeito atribui à sua ação e seu significado social.
•MOTIVO → AÇÃO.
•Segundo Weber, cada indivíduo age levado por quatro motivos que resultam da influência da tradição dos interesses racionais e da emotividade
•
•Ação tradicional: motivada por costume ou hábito arraigado; existe e não é contestada (pai sobre o filho).
Ação afetiva ou emocional: motivada por sentimentos (momentânea).Ação racional relacionada a valores: se estabelece a partir de um valor atribuído.
Ação racional a fins: se estabelece a partir de um de um fim (uma meta)a ser alcançada .
•Tipos puros de ações sociais
•LIDERES
•Ação carismática: o líder possui um magnetismo sob os liderados (Ex: César e Napoleão).
•
•
•Ação racional: se estabelece a partir de um acordo (chefe-funcionário).
•A ética protestante e o espírito do capitalismo
•
• Positivismo – Noel Rosa
É Pilatos lá na Bíblia quem nos diz
E também faleceu por seu pescoço
O autor da guilhotina de Paris
A verdade, meu amor mora num poço
É Pilatos lá na Bíblia quem nos diz
E também faleceu por seu pescoço
O infeliz autor da guilhotina de Paris
Vai, orgulhosa querida
Mas aceita esta lição
No câmbio incerto da vida
A libra sempre é o coração
O amor vem por princípio, a ordem por base
O progresso é que deve vir por fim
Desprezastes esta lei de Augusto Comte
E fostes ser feliz longe de mim
O progresso é que deve vir por fim
Desprezastes esta lei de Augusto Comte
E fostes ser feliz longe de mim
Vai, coração que não vibra
Com teu juro exorbitante
Transformar mais outra vida
Em dívida flutuante
A intriga nasce num café pequeno
Que se toma pra ver quem vai pagar
Para não sentir mais o teu veneno
Foi que eu já resolvi me envenenar
•
•
•Visão de Sociedade
•Luta de Classes e o Trabalho
•O Capitalismo
•Capitalismo e a Sociedade Civil
•Burguesia e Proletariado
•Revolução do Proletariado
•O Materialismo histórico-dialético
•O Samba da Mais-valia
•
França (1858-1917)•A Sociologia de Durkheim•A concepção da Sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social. Ele desejava que a sociologia tivesse um objeto específico que a distinguisse das outras ciências, que pudesse ser observado e explicado assim como o objeto das outras ciências.•O Fato social
–Coerção: exercem força sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, são obrigados, independentemente de sua vontade e escolha. O grau de coerção de um fato social pode ser identificado pelas sanções sociais que ele provoca. As sanções podem ser legais e espontâneas.
–São exteriores aos indivíduos (independem de sua consciência particular): existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou adesão consciente.
–Generalidade: é social todo fato que é geral. Isto é, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles.
•Solidariedade Mecânica e Orgânica
•Coesão, solidariedade e os dois tipos de consciência
•Fato Social e Consciência Coletiva
•Consciência Coletiva: “conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria”. (A consciência coletiva é diferente da consciência particular dos indivíduos e não corresponde à soma destas. De uma certa forma, a consciência coletiva é a própria sociedade). São as crenças, os costumes, as idéias que todos que vivem em um mesmo grupo compartilham uns com os outros.
•Consciência Individual é aquilo que é próprio do indivíduo, que o faz diferente dos demais. São crenças, hábitos, pensamentos, vontades que não são compartilhados pela coletividade, mas que são especificamente individuais.
•O Método Durkheimiano
• Regras do Método Sociológico: estudar o fato social como “coisa” (os fenômenos podem ser observados e medidos de forma objetiva). A questão da neutralidade científica.
•
• Morfologia Social: método comparativo / Classificação das diferentes formas de sociedade. O método sociológico durkheimiano flerta com alguns modelos da biologia, tal qual aponta a idéia de “organismo social”.
•
• Para Durkheim, a Sociologia não só explica a sociedade como deve encontrar remédios para a vida social.
• O pesquisador social deve manter uma distância do objeto de estudo. Só é possível com a separação entre objeto (coisa) e sujeito de estudo.
•
Ø Estado Normal: é o fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população (consenso entre os indivíduos).
Ø
Ø Estado Patológico: é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral (ruptura do consenso-anomia).
•A tradição durkheimiana
•É da tradição durkheimiana que surgem as formulações funcionalistas, como as idéias de “função” e “totalidade” (interconexão entre o todo e as partes, as partes e o todo), que depois deram origem às abordagens sistêmicas.
•Até certo ponto toda sociologia que dá mais ênfase ao organismo social (à sociedade) do que à ação social dos indivíduos tem algum nível de relação com a tradição durkheimiana.
•Durkheim discordava das idéias socialistas pois acreditava que os problemas da sociedade são muito mais morais do que econômicos.
•MAX WEBER
Alemanha (1864-1920)
•A “Unificação Tardia”
•A Alemanha se unifica e se organiza como Estado nacional mais tardiamente que o conjunto das nações européias, o que atrasou seu ingresso na corrida industrial e imperialista da segunda metade do século XIX.
•A expansão econômica alemã se dá numa época de capitalismo concorrencial, no qual os países disputam os mercados mundiais, submetendo mais diferentes culturas, o que torna a especificidade das formações sociais uma evidência e um conceito da maior importância.
•Na Alemanha, o pensamento burguês se organiza tardiamente e quando o faz, já no século XIX, é sob influência de correntes filosóficas e da sistematização de outras ciências humanas, como a história e a antropologia.
•
•A “Unificação Tardia”
•Esse descompasso em relação às grandes potências vizinhas fez elevar no país o interesse pela história como ciência da integração, da memória e do nacionalismo. Por tudo isso, o pensamento alemão se volta para a diversidade, enquanto o francês e o inglês, para a universalidade.
•
•Devemos distinguir a preocupação com o estudo da diferença, característica de sua formação política e de seu desenvolvimento econômico.
Acresce a isso a herança puritana com seu apego à interpretação das escrituras e livros sagrados.
•Características básicas
•Sociologia Compreensiva
•A realidade social não é única como no Positivismo.
•Devemos ter uma perspectiva histórica das sociedades a serem analisadas (cada sociedade é particular).
•Devemos compreender o que é valioso aos integrantes da sociedade (Cultura).
•A objetividade é impossível nas ciências sociais.
•Ação Social
•Objeto de estudo; é a conduta humana, pública ou não; o homem dá sentido à sua ação social: estabelece conexão entre o motivo da ação, a ação e os seus efeitos.
•É uma ação com sentido.
•O sociólogo deve compreender o sentido que um sujeito atribui à sua ação e seu significado social.
•MOTIVO → AÇÃO.
•Segundo Weber, cada indivíduo age levado por quatro motivos que resultam da influência da tradição dos interesses racionais e da emotividade
•
•Ação tradicional: motivada por costume ou hábito arraigado; existe e não é contestada (pai sobre o filho).
Ação afetiva ou emocional: motivada por sentimentos (momentânea).Ação racional relacionada a valores: se estabelece a partir de um valor atribuído.
Ação racional a fins: se estabelece a partir de um de um fim (uma meta)a ser alcançada .
•Tipos puros de ações sociais
•LIDERES
•Ação carismática: o líder possui um magnetismo sob os liderados (Ex: César e Napoleão).
•
•
•Ação racional: se estabelece a partir de um acordo (chefe-funcionário).
•A ética protestante e o espírito do capitalismo
•
• Positivismo – Noel Rosa
É Pilatos lá na Bíblia quem nos diz
E também faleceu por seu pescoço
O autor da guilhotina de Paris
A verdade, meu amor mora num poço
É Pilatos lá na Bíblia quem nos diz
E também faleceu por seu pescoço
O infeliz autor da guilhotina de Paris
Vai, orgulhosa querida
Mas aceita esta lição
No câmbio incerto da vida
A libra sempre é o coração
O amor vem por princípio, a ordem por base
O progresso é que deve vir por fim
Desprezastes esta lei de Augusto Comte
E fostes ser feliz longe de mim
O progresso é que deve vir por fim
Desprezastes esta lei de Augusto Comte
E fostes ser feliz longe de mim
Vai, coração que não vibra
Com teu juro exorbitante
Transformar mais outra vida
Em dívida flutuante
A intriga nasce num café pequeno
Que se toma pra ver quem vai pagar
Para não sentir mais o teu veneno
Foi que eu já resolvi me envenenar
•
•
•Visão de Sociedade
•Luta de Classes e o Trabalho
•O Capitalismo
•Capitalismo e a Sociedade Civil
•Burguesia e Proletariado
•Revolução do Proletariado
•O Materialismo histórico-dialético
•O Samba da Mais-valia
•
O objeto da sociologia durkheimiana são os fatos sociais. Os fatos
sociais têm três características
fundamentais:
MECÂNICA Solidariedade
por semelhanças.
Solidariedade característica das sociedades
primitivas, em que existe pouca ou nenhuma divisão do trabalho (na maior parte
das vezes encontra-se apenas uma divisão sexual).
ORGÂNICA
Solidariedade baseada no consenso.
A “solidariedade social”, para
Durkheim, é formada pelos laços que ligam os indivíduos, membros de uma
sociedade, uns aos outros formando a coesão
social.
Há dois tipos diferentes de solidariedade social.
Esses tipos têm relação com o “espaço” ocupado na mentalidade dos membros da
sociedade pela consciência coletiva e
pela consciência individual.
A “consciência coletiva” é adquirida
mediante os processos de socialização aos
quais somos submetidos ao longo da nossa vida na sociedade. Como por exemplo: a educação.
Ex: o
crime e o criminoso.
A sociedade, como todo organismo, apresentaria
estados normais
(saudáveis) e patológicos (doentios).
A
ética protestante e o espírito do capitalismo é
o trabalho mais conhecido de Weber.
Relaciona o papel do protestantismo na
formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno.
A verdade, meu amor mora num poço
O amor vem por princípio, a ordem por
base
Síntese
de muitas determinações
A
realidade social é feita de contradições
Mas a
árvore não pode esconder o arvoredo
Vem o
grande analista, revela o segredo
da
acumulação de capital
É
mais-valia pra cá, É mais-valia pra lá.
Capitalismo
é selvagem, É global.
É
mais-valia pra cá, É mais-valia pra lá,
Tempo
roubado do trabalho social.
Mercadoria
é alienação,
Trabalho,
salário: a danação
A
grana diz ‘trabalho sozinha’,
A
fórmula é DMD’.
Síntese
de muitas determinações
A
realidade brasileira é feita de contradições
Mas o
grande analista indicou o caminho
Ninguém
pode vencer essa luta sozinho.
É
luta de classes e coração.
Tem a
novela, meu bem
E tem
a Xuxa, também.
Proselitismo
tem no Jornal Nacional.
Tem
desemprego, meu bem
E tem
a dengue, também.
Desigualdade
e tortura federal
No
Brasil todo foi um ti-ti-ti
Todo
mundo pensando
Do Oiapoque ao Chuí
Mas
agora é a hora da transformação,
O
carnaval traz nossa revolução.
Síntese
de muitas determinações
A
realidade social é feita de contradições
Mas a
árvore não pode esconder o arvoredo
Vem o
grande analista, revela o segredo
da
acumulação de capital.
O
manifesto falou, o comunismo escutou:
Tem
que seguir o movimento popular.
O
grande mestre mostrou,
A
grande escola ensinou:
Dizer
o samba no pé, se revoltar
Lá no
rio vermelho, Na Filosofia
Descobrir
o pandeiro, a cuíca, a magia.
Mas
agora é a hora da transformação:
O
carnaval traz nossa revolução
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