quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

sociologia juridica

ÉMILE DURKHEIM
França (1858-1917)A Sociologia de DurkheimA concepção da Sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social. Ele desejava que a sociologia tivesse um objeto específico que a distinguisse das outras ciências, que pudesse ser observado e explicado assim como o objeto das outras ciências.O Fato social
Coerção: exercem força sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, são obrigados, independentemente  de sua vontade e escolha. O grau de coerção de um fato social pode ser identificado pelas sanções sociais que ele provoca. As sanções podem ser legais e espontâneas.
São exteriores aos indivíduos (independem de sua consciência particular): existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou adesão consciente.
Generalidade: é social todo fato que é geral. Isto é, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles.
Solidariedade Mecânica e Orgânica
Coesão, solidariedade e                     os dois tipos de consciência
Fato Social e Consciência Coletiva
Consciência Coletiva: “conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria”. (A consciência coletiva é diferente da consciência particular dos indivíduos e não corresponde à soma destas. De uma certa forma, a consciência coletiva é a própria sociedade). São as crenças, os costumes, as idéias que todos que vivem em um mesmo grupo compartilham uns com os outros.
Consciência Individual é aquilo que é próprio do indivíduo, que o faz diferente dos demais. São crenças, hábitos, pensamentos, vontades que não são compartilhados pela coletividade, mas que são especificamente individuais.
O Método Durkheimiano
Regras do Método Sociológico: estudar o fato social como coisa (os fenômenos podem ser observados e medidos de forma objetiva). A questão da neutralidade científica.

Morfologia Social: método comparativo / Classificação das diferentes formas de sociedade. O método sociológico durkheimiano flerta com alguns modelos da biologia, tal qual aponta a idéia de “organismo social”.

Para Durkheim, a Sociologia não só explica a sociedade como deve encontrar remédios para a vida social.
O pesquisador social deve manter uma distância do objeto de estudo. Só é possível com a separação entre objeto (coisa) e sujeito de estudo.

Ø Estado Normal: é o fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população (consenso entre os indivíduos).
Ø
Ø Estado Patológico: é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral (ruptura do consenso-anomia).
A tradição durkheimiana
É da tradição durkheimiana que surgem as formulações funcionalistas, como as idéias de “função” e “totalidade” (interconexão entre o todo e as partes, as partes e o todo), que depois deram origem às abordagens sistêmicas.
Até certo ponto toda sociologia que dá mais ênfase ao organismo social (à sociedade) do que à ação social dos indivíduos tem algum nível de relação com a tradição durkheimiana.
Durkheim discordava das idéias socialistas pois acreditava que os problemas da sociedade são muito mais morais do que econômicos.

MAX WEBER
Alemanha (1864-1920)
A “Unificação Tardia”
A Alemanha se unifica e se organiza como Estado nacional mais tardiamente que o conjunto das nações européias, o que atrasou seu ingresso na  corrida industrial e imperialista da segunda metade do século XIX.
A expansão econômica alemã se dá numa época de capitalismo concorrencial, no qual os países disputam os mercados mundiais, submetendo mais diferentes culturas, o que torna a especificidade das formações sociais uma evidência e um conceito da maior importância.
Na Alemanha, o pensamento burguês se organiza tardiamente e quando o faz, já no século XIX, é sob influência de correntes filosóficas e da sistematização de outras ciências humanas, como a história e a antropologia.

A “Unificação Tardia”
Esse descompasso em relação às grandes potências vizinhas fez elevar no país o interesse pela história como ciência da integração, da memória e do nacionalismo. Por tudo isso, o pensamento alemão se volta para a diversidade, enquanto o francês e o inglês, para a universalidade.

Devemos distinguir a preocupação com o estudo da diferença, característica de sua formação política e de seu desenvolvimento econômico. 
Acresce a isso a herança puritana com seu apego à interpretação das escrituras e livros sagrados.

Características básicas
Sociologia Compreensiva
A realidade social não é única como no Positivismo.
Devemos ter uma perspectiva histórica das sociedades a serem analisadas (cada sociedade é particular).
Devemos compreender o que é valioso aos integrantes da sociedade (Cultura).
A objetividade é impossível nas ciências sociais.

Ação Social
Objeto de estudo; é a conduta humana, pública ou não; o homem dá sentido à sua ação social: estabelece conexão entre o motivo da ação, a ação e os seus efeitos.
É uma ação com sentido.
O sociólogo deve compreender o sentido que um sujeito atribui à sua ação e seu significado social.

MOTIVO → AÇÃO.
Segundo Weber, cada indivíduo age levado por quatro motivos que resultam da influência da tradição dos interesses racionais e da emotividade

Ação tradicional: motivada por costume ou hábito arraigado; existe e não é contestada (pai sobre o filho).

Ação afetiva ou emocional: motivada por sentimentos (momentânea).Ação racional relacionada a valores: se estabelece a partir de um valor atribuído.
Ação racional a fins: se estabelece a partir de um de um fim (uma meta)a ser alcançada .
Tipos puros de ações sociais
LIDERES
Ação carismática: o líder possui um magnetismo sob os liderados (Ex: César e Napoleão).


Ação racional: se estabelece a partir de um acordo (chefe-funcionário).

A ética protestante e                              o espírito do capitalismo

        Positivismo – Noel Rosa
É Pilatos lá na Bíblia quem nos diz
E também faleceu por seu pescoço
O autor da guilhotina de Paris
A verdade, meu amor mora num poço
É Pilatos lá na Bíblia quem nos diz
E também faleceu por seu pescoço
O infeliz autor da guilhotina de Paris
Vai, orgulhosa querida
Mas aceita esta lição
No câmbio incerto da vida
A libra sempre é o coração
O amor vem por princípio, a ordem por base
O progresso é que deve vir por fim
Desprezastes esta lei de Augusto Comte
E fostes ser feliz longe de mim
O progresso é que deve vir por fim
Desprezastes esta lei de Augusto Comte
E fostes ser feliz longe de mim
Vai, coração que não vibra
Com teu juro exorbitante
Transformar mais outra vida
Em dívida flutuante
A intriga nasce num café pequeno
Que se toma pra ver quem vai pagar
Para não sentir mais o teu veneno
Foi que eu já resolvi me envenenar


Visão de Sociedade
Luta de Classes e o Trabalho
O Capitalismo
Capitalismo e a Sociedade Civil
Burguesia e Proletariado
Revolução do Proletariado
O Materialismo histórico-dialético

O Samba da Mais-valia
  O objeto da sociologia durkheimiana são os fatos sociais. Os fatos sociais têm três características fundamentais:
MECÂNICA            Solidariedade por semelhanças.
  Solidariedade característica das sociedades primitivas, em que existe pouca ou nenhuma divisão do trabalho (na maior parte das vezes encontra-se apenas uma divisão sexual).

ORGÂNICA        Solidariedade  baseada no consenso.
           A “solidariedade social”, para Durkheim, é formada pelos laços que ligam os indivíduos, membros de uma sociedade, uns aos outros formando a coesão social.
            Há dois tipos diferentes de solidariedade social. Esses tipos têm relação com o “espaço” ocupado na mentalidade dos membros da sociedade pela consciência coletiva e pela consciência individual.

          A “consciência coletiva” é adquirida mediante os processos de socialização aos quais somos submetidos ao longo da nossa vida na sociedade.  Como por exemplo: a educação.
Ex: o crime e o criminoso.
  A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais (saudáveis) e patológicos (doentios).
      A ética protestante e o espírito do capitalismo é o trabalho mais conhecido de Weber.
      Relaciona o papel do protestantismo na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno.
       A verdade, meu amor mora num poço
      O amor vem por princípio, a ordem por base
Síntese de muitas determinações
A realidade social é feita de contradições
Mas a árvore não pode esconder o arvoredo
Vem o grande analista, revela o segredo
da acumulação de capital

É mais-valia pra cá, É mais-valia pra lá.
Capitalismo é selvagem, É global.
É mais-valia pra cá, É mais-valia pra lá,
Tempo roubado do trabalho social.

Mercadoria é alienação,
Trabalho, salário: a danação
A grana diz ‘trabalho sozinha’,
A fórmula é DMD’.

Síntese de muitas determinações
A realidade brasileira é feita de contradições
Mas o grande analista indicou o caminho
Ninguém pode vencer essa luta sozinho.
É luta de classes e coração.
Tem a novela, meu bem
E tem a Xuxa, também.
Proselitismo tem no Jornal Nacional.
Tem desemprego, meu bem
E tem a dengue, também.
Desigualdade e tortura federal
No Brasil todo foi um ti-ti-ti
Todo mundo pensando
Do  Oiapoque ao Chuí
Mas agora é a hora da transformação,
O carnaval traz nossa revolução.

Síntese de muitas determinações
A realidade social é feita de contradições
Mas a árvore não pode esconder o arvoredo
Vem o grande analista, revela o segredo
da acumulação de capital.

O manifesto falou, o comunismo escutou:
Tem que seguir o movimento popular.
O grande mestre mostrou,
A grande escola ensinou:
Dizer o samba no pé, se revoltar

Lá no rio vermelho, Na Filosofia
Descobrir o pandeiro, a cuíca, a magia.
Mas agora é a hora da transformação:
O carnaval traz nossa revolução

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